domingo, 8 de abril de 2012

Sexta-feira da Paixão em Braga-Portugal

      A melhor coisa que fiz foi ir para Braga na sexta feira santa.....local muito religioso, e que possui uma semana santa muito forte, com muitos eventos.


      A cidade é muito conhecida por suas procissões, na quarta-feira a procissão de nossa senhora da burrinha, cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egito e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento.


      Na quinta feira, procissão do Senhor «Ecce Homo», evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. Abre o cortejo o exótico grupo dos farricocos com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, empunhando matracas e fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também «Procissão dos Fogaréus». Integrados na procissão, os fogaréus evocam os guardas que, munidos de archotes, foram, de noite, prender Jesus.


      Por toda a cidade haviam bonecos dos farricocos...



      E, finalmente, na sexta feira, a procissão do enterro de Jesus, esta imponente procissão - de todas a mais solene e comovente - leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto. Acompanham-no aquelas e outras irmandades, cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé e autoridades. Vão também os andores de Santa Cruz e da Senhora das Dores.
      Em sinal de luto, os Capitulares e os membros das Confrarias vão de cabeça coberta. Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto. As matracas dos farricocos vão silenciosas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão.
      Infelizmente não participei de todas as procissões, fui apenas na procissão do enterro do Senhor.
      Inicialmente, participamos do velório de Jesus, isso mesmo, um velório....após o horário da morte de Jesus, seu corpo fica exposto, com filas organizadas para a despedida de seu corpo, coroas de flores, velas....nao da para explicar a emoção desse momento. É como se estivéssemos mesmo vivendo o que aconteceu há quase 2 mil anos.


      As 22 horas o corpo é retirado da igreja e segue em procissão, a procissão do enterro...Milhões de pessoas vão a Braga assistir essa procissão...ela roda a cidade e volta a igreja. Mesmo com tanto frio (5º) muitas pessoas estavam La, com seus banquinhos, esperando o corpo de Jesus passar.
      A maior parte dessa procissão é em silêncio, com muita contemplação. No final passou uma banda acho que da guarda municipal, tocando musicas sacras. São momentos maravilhosos e emocionantes...é impossível explicar o que senti, só mesmo assistindo esse evento para compreender a imensidão do significado.






Esse site tem um vídeo que mostra um pouquinho da procissão:

2 comentários:

  1. Muito forte a religiosidade.Bastante diferente! Outra cultura.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA PRIMA MUITO FORTE VER ESSAS CENAS. CULTURA SUPER DIFERENTE, CHOCANTE VER O CORPO DEITADO, AQUI GERALMENTE ELE ESTÁ NA CRUZ... MUITO BOM CONHECER OUTRAS VISÕES DE UM MESMO ASSUNTO...
    BJUSSS
    ANGELA

    ResponderExcluir