domingo, 8 de abril de 2012

Passeio pela cidade de Braga-Portugal- parte3 – Bom Jesus

Depois de conhecer o centro histórico da cidade fomos até o santuário de Bom Jesus de Braga, e passamos pela universidade do Minho.
Este santuário católico constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadaria onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).


Chegamos ao pé do santuário e subimos de elevador, eu queria subir pelas escadas, mas ninguém apoiou a minha idéia...hehehhe


O elevador do Bom Jesus foi o primeiro funicular construído na Península Ibérica, e é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapesos de água.


De cima tem-se uma vista maravilhosa da cidade.


Além de um parque natural belíssimo, muitos jardins, lagos, grutas...espaço para piqueniques, cavalos, barcos....hoteis.



Proximo a igreja tem uma estátua de são Longuinho....acabamos dando 3 pulinhos para ele...heheh


É um local muito gostoso e aconchegante....passeamos pelo parque, visitamos a igreja e ao final descemos as escadas, observando sempre as capelas com os últimos momentos de Cristo.




No Brasil, temos uma igreja que foi feita semelhante a essa, em Minas Gerais, construída por Aleijadinho.
Na segunda metade do século 18, Feliciano Mendes era um dos mineradores à margem do rio Maranhão, onde contraiu uma grave doença cujo nome não se sabe, mas que segundo a tradição teria sido motivada pelos árduos trabalhos de mineração. As preces do devoto ao Senhor de Matozinhos para alcançar a cura foram atendidas e, a partir daí, Feliciano passou a se dedicar inteiramente à construção da Igreja. Não uma igreja comum como as centenas que existiam espalhadas pela capitania das Minas, mas, um santuário, como os dois que existiam na região em que nasceu, nas proximidades de Guimarães, norte de Portugal - O Santuário de Braga e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, nos arredores do Porto.

2 comentários: