sábado, 7 de abril de 2012

Passeio pela cidade de Braga-Portugal- parte 1

Na sexta feira da Paixao decidimos ir a Braga....fizemos planos a semana inteira, pois essa cidade é muito religiosa e tem procissões muito bonitas durante a Semana Santa.
Ao acordar os planos foram por água a baixo, literalmente, pois só chovia...desistimos!!! Por poucas horas, rsrsr, pois o sol abriu e resolvemos ir de novo!!!
Vou fazer alguns posts para contar sobre o passeio pela cidade, sobre o Bom Jesus e a semana santa em Braga.
Fomos de comboio, como eles chamam trem, para Braga, 1 hora de viagem, bem pertinho.


Tinhamos uma lista e um mapa da cidade (nunca fico sem mapa), mas a Cristiana, nosso amiga de laboratório que mora em Braga nos levou para conhecer a cidade...guia particular mais uma vez...estou gostando mto disso.


Braga foi fundada pelos romanos há mais de 2000 anos. É a terceira maior cidade de Portugal, ficando atrás de Porto (2ª) e Lisboa (1ª). É uma cidade muito religiosa, você anda e tropeça numa igreja, sendo cada uma mais linda que a outra.


Chegamos em Braga na hora do almoço e fomos encontrar a nossa amiga. Passamos pelo Arco da Porta Nova que é a porta de entrada na cidade, foi aberta em 1512. Este portal da acesso a Rua do Souto, ontem está localizada varias igrejas e lojas de artigos religiosos.


Mais a frente, nessa mesma rua, está o largo do Paço, uma praça rodeada por edifícios do paço episcopal bracarense, que é o palácio dos arcebispos de Braga.


A rua do Souto estava bem movimentada, por ser Sexta feira da Paixao, em toda a rua há caixas de som, tocando musicas tristes, que nos faz lembrar a morte de Jesus.


No final dessa rua tem um café bem famoso aqui em Portugal, chamado de café a brasileira, é lógico que no fim da tarde nos fomos lá comer um pouquinho...


Ainda nessa mesma rua tem um chafariz e a arcada, que foi mandada construir encostada à velha muralha medieval.  O padre Ângelo de Siqueira, brasileiro, em 1757, fez missões por Braga e colocou uma estampa de Nossa Senhora da Lapa na Arcada. Lá pregava, rezava o terço e cantava. Era tal a fé do povo que o arcebispo de Braga D. Gaspar de Bragança autorizou que se construíssem uma capela na arcada.


Na frente do chafariz há uma rua com um belíssimo jardim no meio.


Depois disso fomos almoçar num restaurante chamado Velhos Tempos, super recomendo...lugar maravilhoso, aconchegante, todo bem rústico e estetizado, parecia casa de vó!!



Almoçamos bacalhau com natas e arroz arroz de pato com pinhão!!! Eu não provei o arroz, mas posso afirmar que o bacalhau estava um expetaculo, XPTO, como eles dizem aqui...hehehe


De sobremesa comemos nata do céu, que é um doce com bolacha Maria, um creme e doce de ovos, docinho velhos tempos, que é um doce de abobora com iogurte de requeijão, e pudim abade de priscos, não sei do que era feito, mas era doceeee!!!


Uma coisa que observei mto em Braga são umas plaquinhas com escritos, nesse restaurante tinha varias.


Ainda tenho muito o que contar de Braga, mas vou mostrar nos próximos posts...

3 comentários: