sábado, 12 de maio de 2012

Coimbra-Portugal-parte 1

No sábado, dia 28 de abril, resolvemos ir para Coimbra, conhecer um pouco essa cidade famosa pela sua universidade.
Fomos de comboio, menos de 1 hora de viagem.


Chegando la vimos algumas paisagens bonitas, pontes, praças...e fomos num guiche de turismo pegar informaçoes de onde visitar, e ja comecei a ficar abismada, tivemos que pagar pelo mapa...primeiro lugar aqui que vejo isso.



Beleza, compramos o mapa e fomos andar pela cidade, começamos pelo arco e torre de almedina que faziam parte da antiga muralha da cidade, porem a torre estava em reforma e nao pudemos entrar.


Seguimos o caminho, encontramos mais lojas de ceramicas, cada peça mais linda que a outra, eu fico louca....


e encontramos tb uma estatua que simboliza a musica tipica de portugal, o fado!


Chegamos a Sé Velha, uma igreja bem antiga, toda de pedra, mas que pagava-se 2 euros para entrar, e nós nao entramos....


Continuamos o nosso caminhos ate chegar a Sé Nova, uma igreja mais atual, bem bonita, que fica no entorno da universidade. Essa nós arriscamos entrar, na porta tinha um bilhete assim, 1 euros de contributo, nós entendemos que era contribuiçao, nao obrigaçao, daí entramos sem pagar, o Bruno e Eduardo entraram na frente, quando eu entrei, a velha que estava na porta me segurou e ficou me cobrando o dinheiro, meu e dos meninos, a velha parecia ter saido de filme de terror, deu ate medo....nós pagamos e entramos, e que arrependimento...nada de bonito!


Da Sé seguimos para a universidade de Coimbra, uma das mais antiga da Europa ainda em funcionamento, foi criada em 1290, e pelo visto continua do msm jeito, nenhuma modernizaçao, tudo bem antigo. Mais uma vez nao entramos, pois tinha que pagar, ficamos só na parte externa.



Um lugar da universidade que nós animamos de entrar foi o Laboratorio Quimico, que lá se escreve Chimico,rsrss, bem interessante, mas um pouco decepcionante tb, pois esperavamos mais coisa, e só tinham 2 salas.....


Nós sentimos completamente em casa la dentro, primeira tabela periodica, balanças analiticas, pilhas, muflas, reagentes....tudo de mil e antigamente...









Tinha tambem uma sala que retratava os laboratorios de antigamente, bem interessante.


E para finalizar, uma sala com as formas que algumas equaçoes geravam....ah calculo 4!!!rsrsrs


Quando saimos do laboratorio, passamos pela frente da Sé de novo, estava tendo um casamento, pelo menos era o que nos achavamos, e um grupo de universitarios vestido com seus uniformes, estavam tocando musicas na porta da igreja, ficamos na calçada esperando a noiva sair, mas depois de logos 15 minutos de espera, ninguem saiu e nos desistimos e fomos almoçar,hehe.